top of page

EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS EM DIVERSAS ÁREAS DO PAÍS SÃO AFETADAS POR CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL

Devido à paralisação do Sefaz-RS e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul, o Procergs, a emissão de notas fiscais em todo o país está instável.

Data centers no Rio Grande do Sul foram fechados após fortes chuvas que inundaram o prédio da Procergs.

Além do processamento de documentos fiscais do estado do Rio Grande do Sul, os serviços virtuais da Sefaz-RS também prestam serviços para sistemas de faturamento de outros 15 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Para tentar contornar esse problema, a operação dos documentos de autorização é transferida para um ambiente de tecnologia em nuvem. A Sefaz-RS recomenda que as empresas que enfrentam dificuldades verifiquem se existem configurações em seu ambiente que restrinjam a comunicação da Internet aos endereços IP dos data centers, como regras de firewall que restrinjam a comunicação.

A pasta também recomenda ajustar as configurações de rede, internet e proxy. Não use endereço IPs (Internet Protocol), mas diretamente no domínio: serasa rs.

A Secretaria em nota informou que o Sistema Tributário Nacional não tem condições de emitir diretrizes para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Para tanto deverá ser utilizado o Guia Tributário Nacional (GNRE). O Ministério das Finanças recomenda que as empresas continuem a recolher impostos.

Além do site, também estão offline o Emissor de Nota Fiscal Única Eletrônica e o aplicativo Nota Fiscal Fácil. A sugestão aos usuários é utilizar outros softwares já disponíveis, como, por exemplo, o Sebrae-RS.

Além do tratamento de documentos fiscais dos estados, o sistema Sefaz-RS é utilizado para consultas cadastrais nos estados do Acre, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina. O sistema também depende do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão e Mato Grosso do Sul para sua eficácia.


Prevenção:

Os equipamentos do sistema estão localizados no prédio da Procergs, que foi inundado por fortes precipitações. Como precaução, todos foram desligados.

A água seguiu para o quadro elétrico, UPS e geradores, conforme noticiou a Agência Brasil. Este evento ocorreu após a desativação das casas de bombas da área central.

A agência informou que vários sites do governo não conseguem funcionar corretamente. O objetivo principal é manter sistemas de serviços essenciais, como Defesa Civil, saúde e segurança, bem como o principal site do governo do Rio Grande do Sul.

“Nesse sentido, para preservar a infraestrutura existente, e retomar nossos serviços o mais rápido possível, a equipe responsável pela crise decidiu desconectar o data center: retirando temporariamente a maioria dos nossos serviços do ar, informa nota do governo gaúcho.


Related Posts

PATROCINADORES

Logo Charme.png
Logo Concórdia Multimarcas-1.png
Logo Viagens 29-1.png
Logo Midas Medic.jpg
Camada 2.png
arako.PNG
logo MARAFIM.jpg
logo Frigorífico Mattei_.png
f15163cb-9666-4224-892a-e56b0f9462ff.jpg
Apresentação Comercial-01.png
bottom of page